sexta-feira, 30 de abril de 2010





Batuque dança exótica



  • Mexe cadera
  • Rebolá cade
Em Cabo Verde existe vários géneros musicas tais como a morna, funaná, batuque, takanba, caladeira, cavaquinlho etc.
Batuque pé fingada na tcham

Batuque é provavelmente o género musical mais antiga de Cabo verde, mas só há registos escritos acerca da batuque a partir do século XIX. Presentemente só se encontra na ilha de Santiago , e é no Tarrafal onde se vive com mais intensidade este género musical. Todavia, há indícios que já existir em todas as ilhas de Cabo Verde.
Como dança, o batuque tradicional desenrola-se segundo um ritual preciso.
Numa sessão de batuque, um conjunto de intérpretes (quase sempre unicamente mulheres) organizam-se em círculo num cenário chamado terreru. Esse cenário não tem de ser um lugar específico, pode ser um quintal de uma casa ou no exterior, numa praça pública, por exemplo.
A peça musical começa com as executantes (que podem ou não ser simultaneamente batukaderas e kantaderas) desempenhando o primeiro movimento, enquanto que uma das executantes dirige-se para o interior do círculo para efectuar a dança. Neste primeiro movimento a dança é feita apenas com o oscilar do corpo, com o movimento alternado das pernas a marcar o tempo forte do ritmo.

Musica Fonte de inspiração

A música é dos pilares da cultura Cabo-verdiano. Um instrumento ajuda-nos a desenvolver a nossa mente, os nossos hábitos, a nossa maneira de estar e de conviver com os outros e com o mundo. Para muitos indivíduos a música é uma forma cultural, mas intrinsecamente ligado a vida. Trata-se de uma forte de inspiração porque nos alivia o pensamento e nos ajuda a manter um corpo saudável. Acima de tudo é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio, seguindo um tempo musical determinado.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Artesanato Cabo-verdiano






A cultura Caboverdiano desde de sempre foi aquilo que caracterizar muito o povo dando um marco fundamental para o sucesso a nível nacional e internacional. O povo Caboverdiano é caracterizado essencialmente pela sua cultura através da dança, musica, gastronomia, literatura, poesia, pintura, artesanato, cerâmica, património etc.
Em relação ao artesanato temos as famosas bonecas de pano que mostra como possivelmente o povo caboverdiano se vestia antigamente.
O artesanato tem grande importância na cultura cabo-verdiana.
A cerâmica e a tecelagem são artes muito apreciadas no país e na diáspora, ainda é mais
apreciados pelos turismos. O artesanato é um produzido quer para utensílio, quer para decoração. O artesanato Cabo-verdiana é singular, carácter verdadeiro e original. Hoje em dia o artesanato é igualmente atracão para os turistas, constitui um fabrico e comercialização o único meio para o sustento da família.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

krial jazz festval encontro de artistas profissionais


Começa já esta segunda feira ,5, a serie de workshops com os artistas que partcipam no Krial jazz Festival . Este evento aconterá no auditorio da Reitoria Universidade de Cabo Verde na praça António Lereno, cantará com a presença de vários artiste Caboverdianho de outros país Africanos.


Pricizito, kim Alves, Ali Diallo, Bettina Schasse entre outros artistas chegarão com muita alegria para exaltar o publico praense. Está aberto a 79 países do grupo ACP e os Estados-Membros da União Europeia signatários do 9° Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) no âmbito do Acordo de Cotonou. O programa procura contribuir para a redução da pobreza e fomentar o desenvolvimento sustentável através da promoção de um ambiente propício para a criação, o intercâmbio, a independência e a sustentabilidade do sector cultural dos Estados ACP.


Não perca este festival pois serão leccionadas pelos melhores do mundo.
Este blogue tem por objectivo mostar tudo sobre a cultura Cabo Vediana dentro do País e na diaspora. Ao longo deste blogue vou dar-lhe a conhercer o meu país na intriga em tremo culturais. Em termos de conteudo poderá haverá textos literários, poesia, obras de artes feitos por alguns artistas, musicas, lançamento de livros de alguns escritores e não só. Mostar como a cultura do meu país se evolui a cada dia que passa sempre como o assento nas nossas tradições e nos costumes. Teatro, fotos.